09
jun

6 dicas de marketing para pequenas empresas

6 dicas de marketing para pequenas empresas

Se você é um empreendedor e está disposto a crescer no mercado, saiba que você precisa investir na marca e na divulgação dos seus produtos. Mesmo não tendo uma área de Marketing na sua empresa, existem ações que podem ser feitas para dar um ponto de partida e ajudar a fortalecer o seu negócio.

1 – Se preocupe com a imagem que sua empresa passa! Seja claro, seus funcionários e clientes precisam entender o que é seu negócio. Construa uma identidade visual! Invista em cartões de visita, folhetos, banners, o que for útil na hora de propagar sua marca.

2 – Hoje, quase todos pesquisam empresas nas redes. Dê a eles referências! Os clientes discutem marcas e analisam preços. Esses canais são ideais pra você ter um retorno, dando a possibilidade de você ouvir seu cliente e propor melhorias no seu negócio.

3 – Defina um bom atendimento! Planeje como deve ser feito, oriente seus funcionários, para que eles possam atender todas ás dúvidas e reclamações de forma rápida e eficaz. Faça disso um canal diretamente com a empresa.

4 – Antes de colocar em prática seu planejamento de marketing, investigue seu público alvo e qual o efeito esperado. Organize seu planejamento em planilhas, compare os objetivos com os resultados alcançados.

5 – Conheça seus concorrentes, entenda o comportamento de compra do seu futuro cliente, analise fatores externos e internos que possam influenciar no desempenho da empresa. Tudo isso ajuda a traçar metas e objetivos de marketing.

6 – Se você é empreendedor e não possui nenhuma formação em Administração ou Marketing, lembre-se que os livros podem se tornar seus melhores amigos. Procure por referências bibliográficas sobre o assunto.