15
set

5 razões motivos pra você se tornar um consultor

Muitas pessoas sonham em trabalhar por conta própria, com flexibilidade de horários, independência, etc. A ideia de fazer partes de uma empresa com regras, objetivos muitos definidos, não é bem o que essas pessoas buscam.

Consultor é o profissional que usar seu conhecimento para ajudar pequenos e grandes negócios a atingirem seus objetivos e solucionar os problemas. Ter uma experiencia de mercado e uma visão de quem está de fora da empresa, significa que o consultor pode trabalhar em qualquer área, desde que haja o devido preparo.

Destacamos 5 razões que fazem ser essa carreira vantajosa e promissora:

1 – O mercado está mudando e vai precisar de consultores

As profissionais estão constantemente mudando e algumas deixando de existir. Com essas transformações, o mercado é afetado radicalmente. Em consequência disto, as empresas precisarão futuramente se adaptar e encontrar maneiras de permanecer inovadoras. Nesse quadro, a figura do consultor é fundamental. Só para o ano de 2017, a previsão é que 73% das empresas aumentem a contratação de consultorias.

2 – É uma carreira à prova de disrupção

A carreira de um consultor abrange ferramentas muito difíceis de serem substituídas por automações, com isso, é menos sujeito as ameaças da disrupção. Habilidade como saber analisar novos contextos, ter uma boa percepção, ser crítico, é essencial para o consultar ter segurança. E por não estar ligada a apenas um segmento econômico, a carreira de consultor é possível em qualquer tempo.

3 – O faturamento pode chegar a R$ 500 mil por ano

Além de ser uma carreira segura, também pode ser muito lucrativa. Segundo pesquisas recente, um negócio na área de consultoria atinge, em média, R$ 500 por ano. Uma ótima oportunidade para quem deseja conhecimento profissional, construir uma carreira sólida e obter seu próprio patrimônio.

4 – Você toma as decisões da sua própria carreira

Seria maravilhoso se nós pudemos sempre decidir o que é melhor para nossa carreira, não é mesmo? Ser consultor é uma oportunidade valiosa para quem gosta de autonomia: você optar por recusar projetos que não lhe interessam, tem a liberdade de buscar clientes que tem a ver com sua visão profissional, focar em trabalhas que agreguem conhecimento e contribua para seu crescimento. Você faz seu ritmo de trabalho de acordo com o seu desempenho, além disso, você não precisa necessariamente de um escritório para organizar seus negócios.

5 – Não custa nada tentar

Se você tem alguma formação em áreas como administração ou tem experiência no mercado, não é preciso muito para iniciar uma carreira de consultoria, já que você já conhece as ferramentas básicas para administrar um negócio. Mas lembre-se: a consultoria tem especificidades que precisam ser estudas, e o quanto mais você se preparar, maior seu conhecimento de mercado e possibilidades de sucesso na carreira.