14
jul

A importância do marketing para produtos inovadores

Inovar é tão importante quanto a maneira como é comunicada. Muitas empresas abordam de forma inadequada, pois não levam em consideração as especificidades que um novo produto ou serviço possui, especialmente quando se trata de inovação tecnológica.
A abordagem de comunicação deve prezar por novidades e acreditar que as inovações são meios de resolver problemas, tornando o dia a dia mais fácil. E isso não é o bastante, é necessário também doutrinar o mercado sobre novas tecnologias, buscar sempre mudar o padrão vigente.
Além de ser inovador, é preciso parecer inovador. A Apple, por exemplo, realiza anualmente a MacWorld, um grande evento dedicado a apresentar suas inovações. O mercado e seus consumidores esperam ansiosos pelo evento, e por isso, ganha uma imensurável repercussão antes, durante e depois de ser realizado. Essa movimentação vai informando e preparando os consumidores para as novidades, que muitas vezes levam meses para chegar ao mercado.
Steve Jobs foi um grande exemplo de “evangelizador”. Além de grande empresário, Jobs era também um grande comunicador. Em 2007, no lançamento do IPhone, durante mais de 1 hora ele apresenta as vantagens e novidades que o aparelho trazia. Seu discurso é carregado de otimismo e inspiração, contendo frases como: “de vez em quando aparece um produto revolucionário que muda tudo… hoje a Apple vai reinventar o telefone…” Ele estava certo.