O que significa Call to Action?

Call to Action (CTA), em uma tradução literal, significa Chamada para Ação. Ele é uma ferramenta essencial quando se trata de marketing, uma vez que conduz a audiência para o próximo passo dentro do funil de vendas. Além disso, CTAs também fazem com que internautas permaneçam mais tempo no seu site, aproveitando o conteúdo ou adquirindo informações.

O CTA costuma aparecer com formato de “Baixe nosso e-book”, “Saiba mais”, “Faça uma avaliação gratuita”, entre outras opções. Estas chamadas podem ser a junção de links, botões, banners e textos, para assim, incentivar uma ação do usuário. Porém, não basta inseri-los no seu post blog e esperar que as taxas de conversão aumentem por si só.

Eles precisam gerar impactos positivos na estratégia da sua organização. Um CTA eficiente segue a temática do conteúdo, possui um bom posicionamento e é adequado a etapa de funil pretendida. Caso ele não esteja de alinhado com o objetivo do usuário, não alcançará os resultados esperados.

Algumas das metas de um CTA estratégico são:

• Gerar leads;

• Aumentar assinantes da newsletter;

• Elevar taxa de conversão;

• Gerar engajamento;

• Pedir opiniões.

O texto do seu Call to Action

O CTA estratégico precisa resumir em poucas palavras a proposta do usuário e, em seguida, convencê-lo a realizar uma ação. Um Call to Action com mais de 60 caracteres e palavras longas pode torná-lo difícil de ler e pouco atrativo, fazendo com que você perca uma oportunidade de conversão importante.

Atraia a atenção do seu público com facilidade, sendo mais específico. Mostre com CTA o que a audiência deve fazer após acessar seu conteúdo. Como você deseja que uma ação seja realizada, utilize verbos no imperativo.

O senso de urgência e valores numéricos também são elementos que “saltam aos olhos” do público. “Ganhe agora 20% de desconto” é um exemplo disso, pois deixa claro os benefícios das ofertas e como esta ação pode ser rápida e imediata.

O formato ideal do Call to Action

Um CTA pode assumir diferentes formas, mas a base de todas elas são essencialmente três.

1 – Links em textos

Esse formato pode ser visto em e-mails, texto de e-books e post blogs. Muitas vezes tem caráter de link interno.

2 – Botões

São normalmente usados nas páginas iniciais de sites, em formulários e campanhas de e-mail. Eles precisam ser claros, legíveis e reconhecíveis.

3 – Banners

É o formato mais usado em blogs e mídias sociais. Um banner é uma imagem que oferece mais contexto do que um botão e vai depender de outros elementos da página.

Os tipos de CTA

Para formular um bom CTA é necessário que você leve em conta o estágio do funil de vendas da persona. Será a partir disso, que você irá elaborar a abordagem de texto.

A estrutura da sua página também importa na hora de escolher o tipo de CTA. Se seu negócio possui um site e a intenção é pedir feedbacks dos seus clientes, vale a pena verificar se há espaço para que os comentários fiquem registrados.

A seguir, veja exemplos de CTAs que podem ajudar na sua estratégia:

1 – Compartilhar, curtir e comentar

Se sua estratégia é gerar mais tráfego para o site, o ideal é sugerir compartilhamento, curtidas e comentários. Normalmente, esse CTA é utilizado para personas de topo de funil, ou seja, pessoas que ainda estão descobrindo a sua marca. As chances de engajamento também se tornam maiores através desse CTA.

2 – Assinar a newsletter

Se você possui um blog, ter como Call to Action a assinatura de uma newsletter é uma boa escolha para conversão de leads. A partir do momento que o internauta fornece seu e-mail pessoal, isso evidencia que ele está aberto a receber novos conteúdos direto na sua caixa de entrada.

3 – Baixar um material

Se seu objetivo é gerar novos leads, oferecer material para download (e-books, apresentações, infográficos etc.) é eficaz. Esse tipo de CTA condiz com um público já entendido do seu negócio. O material disponibilizado traria um conteúdo mais exclusivo e detalhado.

Agora que você já sabe o que é Call to Action e como pode usá-lo em sua estratégia de marketing, entre em contato conosco pelo telefone, WhatsApp ou e-mail e solicite um orçamento.