Estar presente nas mídias sociais não é mais opção, é obrigação. E isso vale para qualquer marca e qualquer nicho de mercado. Você tem que estar onde seus clientes estão e, segundo a pesquisa Social Media Trends, 96,2% dos brasileiros usuários da internet estão em alguma rede social, indicando um aumento de 18% quando comparado a dados de 2018.
Entretanto, não basta apenas estar presente nas mídias sociais, são necessários um planejamento e uma gestão estratégica para que essa presença gere resultados como: engajamento, autoridade, fortalecimento de marca e até mesmo crescimento de vendas.
A criação de conteúdo é apenas uma parte de toda a gestão de mídias sociais. Há etapas que você deve seguir para fazer uma boa gestão, veja abaixo.
Qual será a estratégia?
Estar nas mídias sociais só por estar é uma péssima estratégia. A gestão começa com esse questionamento: por que estaremos nas mídias sociais?
E as respostas podem ser bem diversificadas e com objetivos diferentes. Vamos aos mais comuns e usados pelas marcas:
– Aumentar o volume de vendas;
– Abrir um canal de comunicação de via dupla com clientes e futuros clientes;
– Educar o cliente sobre o produto ou serviço que a sua empresa oferece;
– Fortalecer a marca.
Você não precisa escolher apenas um objetivo, mas é impossível trabalhar com todos ao mesmo tempo.
Os resultados não chegam da noite para o dia, por isso, dizemos que o ingrediente mais importante em uma boa gestão de mídia social é a constância.
Qual será o posicionamento?
A sua empresa é a mesma, seja lá onde ela esteja: em feiras, na publicidade tradicional, em propaganda da televisão, nas redes sociais.
O mundo digital deu voz a todo mundo: às empresas e aos consumidores. Por isso, qualquer vacilo que a sua marca der, o consumidor sempre terá espaço para expor a opinião dele sobre isso.
Preste muita atenção se a forma e as informações que a sua empresa divulga estão de acordo com a forma como ela age e toma decisões.
Quer um exemplo? Não adianta a empresa se posicionar nas redes sociais como uma marca que se preocupa com o meio ambiente ao mesmo tempo em que descarta produtos químicos em rios. Quando os consumidores se dão conta que estão sendo traídos, eles não perdoam e utilizam de todos os meios para expor os fatos e condenar as marcas.
Entretanto, o contrário também é verdadeiro. Quando o consumidor vir um posicionamento que está de acordo com as ações e decisões da empresa, ele se utiliza desses mesmos meios para divulgar elogios e opiniões positivas.
Quais serão as postagens?
Agora que você tem definidas as estratégias e sabe qual é o posicionamento que você deve seguir na sua gestão de mídias sociais, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar a criatividade para trabalhar.
Defina o seu calendário editorial levando em consideração a frequência de publicação, o tipo de conteúdo e quais assuntos serão abordados.
Um bom gerenciamento gera engajamento, faz clientes virarem fãs e promotores da sua marca e traz bons resultados para a marca. Os clientes estão cada vez mais interessados em ver que são humanos que estão por traz de sua marca e que eles se importam com o que os clientes dizem, pensam e fazem.
Se você está buscando profissionais para fazer a gestão das mídias sociais da sua empresa, nós podemos lhe ajudar nesta tarefa. Entre em contato conosco, vamos marcar uma reunião, conversar sobre o seu negócio.