Aprender com os erros dos outros funciona e essa é uma das formas que empresas encontram para avançar em suas estratégias, e claro, não cometer problemas iguais. E quais são os erros de marketing mais comun nas empresas? Descubra agora!

  • FALTA DE PLANEJAMENTO

Esse erro pode ser fatal. Como você fará o seu negócio chegar a algum lugar se você não sabe nem aonde quer chegar?

O seu planejamento estratégico de marketing digital deve conter objetivos gerais, objetivos específicos, as ações que você vai tomar para alcançar os objetivos, o budget que você tem para colocar essas ações em prática e, claro, um cronograma editorial de conteúdos.

  • NÃO CONHECER SEU PÚBLICO

Marketing é diferente de merchandising e propaganda.

O Marketing é utilizado para contruir um diálogo entre a marca e o usuário consumidor novo, fiel ou potencial dos produtos e serviços da empresa.

Quando a empresa conhece seu cliente ela estabele melhores relacionamentos com ele e, consequentemente, melhores formas de comunicação.

Por isso, dar a devida atenção a isso é fundamental. Você precisa ter o máximo de informações possíveis sobre a sua persona, pois quanto melhor você a conhecer, melhor será o direcionamento do seu conteúdo para ela.

Procure buscar respostas para as perguntas:

Qual idade meus prospectos ou clientes têm?
Qual é o gênero?
Quais são seus hobbies?
Quais são os problemas que eles têm que o meu produto ou serviço pode resolver?
Quais as prioridades na vida dessas pessoas?

  • FOCAR SÓ NO SEU PRODUTO

Sabe quando conhecemos aquelas pessoas que só falam de si mesmas? É uma conversa muito chata. Por isso, equilibrar o assunto entre institucional e interesses do cliente é uma das estratégias mais certeiras para o marketing de conteúdo.

O que o cliente busca na rede são soluções para problemas que eles enfrentam. Com isso em mente, volte lá para o planejamento e veja quais os problemas que a sua empresa pode ajudar o seu cliente a resolver e foque em um conteúdo para a solução destes problemas.

Por exemplo, se você for um médico, um dos problemas dos seus clientes é a dúvida sobre quantas horas de jejum devem ser realizadas antes de uma endoscopia.

  • NÃO MEDIR RESULTADOS

Agora que você sabe que tem que planejar, conhecer com quem está falando e focar nos problemas do seu cliente ou paciente, além de criar ações específicas é preciso ter acesso e saber interpretar as métricas, os resultados de suas estratégias de marketing em ambiente digital.

O marketing digital, principalmente, tem essa vantagem. Tudo nele é mensurável e consegue lhe dar dados e informações acuradas das suas ações para que você possa ter segurança para tomar as próximas decisões na sua estratégia.

Por isso, utilize as ferramentas das próprias redes sociais e do Google para fazer a análise e mensurar os seus resultados.

A hora é agora!
Não deixe para fazer seu investimento em Marketing para depois.
Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui.