Com ampla concorrência entre clínicas e consultórios, se tornou necessário o uso de estratégias de marketing médico para captar novos pacientes. Mas, afinal, qual a melhor rede social para médicos?

Quando boa parte da população  conectada nas redes sociais, nada mais lógico do que conquistá-la nos mesmos canais. Assim, muitos médicos têm criado perfis profissionais em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Tik Tok e até mesmo podcasts no Spotify para alcançar seus clientes. Mas como saber qual a melhor rede social para os médicos? Continue lendo e descubra.

Tem um rede social ideal para médicos?

A resposta para esta pergunta é mais complexa do que parece. Na realidade, não existe uma única rede social que forneça uma fórmula mágica para atrair as pessoas. Podemos, no entanto, citar quatro canais com potencial para ser sua plataforma de destaque: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Isto não significa que você deva usar o marketing digital em todas essas redes sociais simultaneamente. O ideal é que você descubra uma ou duas que encaixem melhor com o seu perfil como profissional e também com o público que deseja alcançar. Assim, poderá administrá-las adequadamente para tirar o máximo dessas plataformas.

Como escolher o melhor canal para divulgar o consultório?

Existem algumas características que você deve analisar em cada rede social para definir a ideal para sua estratégia de marketing médico. Por exemplo, o perfil típico de cada plataforma, as ferramentas disponíveis, o alcance das mensagens e seu objetivo naquele canal.

Facebook

Facebook é a rede social mais utilizada no momento, sobretudo entre os brasileiros. Por causa disso, é o canal com gama mais variada de pessoas, então, tem grande potencial de captação. A possibilidade de compartilhar notícias, links, fotos e vídeos facilmente a torna também uma boa ferramenta de informação.

No entanto, o alcance do Facebook não é muito amplo e seus seguidores podem ter dificuldade em ver suas publicações. Assim, deve apostar em conteúdos interessantes ou até usar posts patrocinados.

Instagram

A grande vantagem do Instagram são suas imagens. Toda publicação precisa de uma, então, apostar nesta área gráfica é essencial para ter destaque. É também, uma rede social em constante crescimento, principalmente entre jovens.

Os stories e as transmissões ao vivo são boas ferramentas de interação com os seguidores. Médicos podem usar o Instagram para dar dicas e tirar dúvidas sobre saúde, preferencialmente usando uma linguagem mais informal.

Twitter

Enquanto o Twitter também permite publicar fotos e vídeos, sua principal característica é a limitação no texto. Por estar limitado a 280 caracteres, as publicações são resumidas e a troca de mensagens costuma ser mais dinâmica.

O Twitter é uma rede social bem popular e usada por profissionais tanto para expor suas opiniões quanto para responder perguntas simples. Pode ainda ser usado para compartilhar notícias ou publicações do blog.

LinkedIn

Por fim, o LinkedIn é uma rede social com objetivo bem específico, diferente dos anteriores. É uma plataforma mais profissional e seu conteúdo costuma ser mais formal e especializado. Pode ser usado para conversar com colegas de profissão e também publicar artigos que agreguem autoridade para seu nome.

No entanto, os usuários do LinkedIn, normalmente mais experientes e com maior escolaridade, também são potenciais pacientes. Afinal, eles podem ver pelas publicações e pelo currículo a sua competência como profissional.

Marketing digital hoje em dia, é indispensável para profissionais de qualquer segmento. Para tirar dúvidas e conhecer nossos serviços, fique à vontade para entrar em contato e marcar uma reunião.